Fale conosco pelo WhatsApp


Fone: (11) 4441-8864

contato@sabiaborracha.com.br

Lençol de borracha Nitrílica 

O Lençol de borracha Nitrílica (NBR) é utilizado para uso geral em indústrias siderúrgicas, automotivas, fundições, estaleiros, montagens industriais e também pela construção civil. Sendo aplicados na maior parte de todos os segmentos do mercado.

Lençol de borracha Nitrílica (NBR)  é utilizado para uso geral em indústrias siderúrgicas, automotivas, fundições, estaleiros, montagens industriais e também pela construção civil

Solicite um Orçamento





    Informações técnicas sobre os Lençóis de borracha Nitrílica

    O Lençol de borracha Nitrílica, geralmente são fornecidos em rolos, tiras ou mantas, que são usados em muitos lugares, e também em maquinas e equipamentos.

    As dimensões  dos Lençóis de borracha em Nitrílica, bem como o calculo exato da dureza aplicada a fabricação do composto em borracha,  proporciona um funcionamento perfeito do lençol de borracha onde será aplicado, protegendo de modo eficaz a superfície onde será aplicada. As medidas de Lençol de borracha nitrílica, dependem muito do local onde será aplicado podendo ser feito em entre 0,4 mm a 12,7 mm. A Sua largura pode ser solicitada de 50 mm a até 3000 mm. O comprimento pode variar em função da necessidade do cliente. Geralmente as  durezas mais utilizadas para este tipo de peça é  entre 40 a  90 shore  A.

    Detalhes sobre o composto de borracha usados na fabricação do Lençol de Borracha Nitrílica (NBR)

    O lençol de borracha de Nitrílica tem em seu composto pertencente à classe das borrachas especiais resistentes ao óleo e é um copolímero de butadieno e acrilonitrila, sendo a polimerização feita por um processo de emulsão, como o usado para o SBR, podendo ser realizada a quente ou a frio, obtendo-se os denominados, conforme a temperatura é superior a 30 °C ou se situa entre 5 °C e 30 °C, respectivamente

    O lençol de borracha nitrílica (NBR) oferece um bom balanço entre a resistência a baixa temperatura (entre -10°C e -50°C), ao óleo, a combustíveis como a gasolina e aos solventes, resistência essa função do teor em acrilonitrila. Estas características combinadas com uma boa resistência a alta temperatura e à abrasão, tornam o lençol de borracha de NBR aconselhada para uma grande variedade de aplicações. Apresenta também boa resistência à fadiga dinâmica, baixa permeabilidade ao gás e a possibilidade de ser misturada com materiais polares como o PVC .

    Propriedades e Aplicações da Borracha Nitrílica nos Lençóis de borracha

    O lençol de borracha em Nitrílica tem uma grande resistência ao óleo e essa é a propriedade mais importante da borracha nitrílica. A grande maioria das propriedades dos lençóis de borracha em NBR depende do teor em ACN e do tipo e quantidade de plastificante usado na formulação. Uma maior resistência ao óleo, aos combustíveis, à benzina ou a qualquer outro líquido, traduz-se num menor aumento de volume, dos provetes de NBR quando mergulhados nos líquidos referidos.

    Analisando em particular o aumento de volume da borracha de NBR, podemos referir que quanto maior for o conteúdo aromático do óleo ou do combustível no qual o vulcanizado de NBR é mergulhado, maior ainda será o inchamento (variação de volume) por ele sofrido. Devemos ter também em consideração que a maioria dos plastificantes usados para melhorar a resistência a baixa temperatura é extraível, o que pode influenciar bastante o inchamento que, para além dos factores anteriormente referidos, depende também da densidade de reticulação do vulcanizado.

    O lençol de borracha NBR combinada com cargas reforçantes, negro de carbono ou sílica, permite a obtenção de excelentes propriedades físicas. As propriedades mecânicas dependem da temperatura de vulcanização.

    A resistência à deformação por compressão depende principalmente do conteúdo em ACN do tipo de NBR usado e do sistema de vulcanização escolhido, conseguindo-se obter excelentes valores para esta propriedade. Quanto maior for a resistência à deformação por compressão, menor será, obviamente, o valor obtido nos ensaios.

    elasticidade do lençol de borracha NBR é consideravelmente menor do que a de vulcanizados comparáveis de NR ou SBR, conseguindo-se obter uma elasticidade relativamente elevada usando misturas de borracha baseadas em graus de NBR com um baixo teor em ACN, negros de carbono semi-reforçantes, e plastificantes “tipo ester”.

    resistência à abrasão dos vulcanizados de NBR formulados com cargas reforçantes é cerca de 30% superior à de vulcanizados comparáveis de NR e cerca de 15% superior à de vulcanizados comparáveis baseados em SBR [3].

    dureza dos vulcanizados de NBR com baixo e médio teor em ACN, mantém-se constante num intervalo grande de temperatura (70°C a 130°C) enquanto a tensão de rotura diminui significativamente com o aumento da temperatura.

    Relativamente à resistência eléctrica e dado que a borracha nitrilica é considerada um semi- condutor, os seus vulcanizados são pouco adaptáveis para serem usados quando é necessário um isolamento eléctrico [5].

    A borracha nitrilica tem uma fraca resistência ao ozono, ao envelhecimento e à intempérie, embora superior à da borracha natural (NR).

    Na tabela I mostramos a variação de algumas propriedades do NBR em função do aumento do teor em acrilonitrila (ACN) da borracha nitrílica

    Entre em contato conosco e faça um orçamento.

    Será um grande prazer atende-lo.

    SABIÁ BORRACHA

    Rua Sabiá Laranjeiras n°179 - Portal das Laranjeiras - Caieiras - Cep: 07700-000 - São Paulo- SP
    E-mail: contato@sabiaborracha.com.br
    Fone/Fax: (11) 4441-8864
    Todos os direitos reservados - proibida a cópia do conteúdo

    Website e Otimização by Acertcomp